É uma estrutura customizada cuja aplicação consiste em dispor todos os agregados e o cimento em um sistema de mistura, que é, comumente, um caminhão betoneira. É geralmente composta por cubas de agregados, esteira extratora, sistema de pesagem de agregados, silo de cimento, plataforma do silo de cimento e balança de cimento. Acompanha o sistema um painel elétrico e um pneumático. Seus periféricos elétricos, hidráulicos e pneumáticos são de fornecedores já reconhecidos no mercado, com vasta rede de distribuição nacional e internacional.
TOW-GO
Destinado à dosagem de cimento e agregados para abastecimento de caminhão betoneira, a usina de concreto TOW-GO Menegotti é constituída de um silo duplo para pesagem de agregados com capacidade de 14 m³ por cuba, esteira para abastecimento do caminhão, balança de cimento com capacidade para 14 toneladas, dois silos de cimento com capacidade de 70 m³ cada e painél elétrico. A este conjunto ainda pode ser adicionado sistema de dosagem volumétrica ou sistema de pesagem.
O sistema de operação da usina pode ser manual ou semiautomático. No sistema semiautomático o controle da dosagem é realizado através de interface homem-máquina proporcionando maior produtividade e concreto.
O grande diferencial da usina de concreto TOW-GO Menegotti é a agilidade na alimentação do caminhão, em função do silo de pesagem duplo independente, possibilitando que a pá-carregadeira alimente uma cuba enquanto a outra abastece o caminhão.
Dados técnicos | |
Potência instalada | 24 kW |
Capacidade de pesagem do cimento | 4 toneladas |
Capacidade volumétrica de pesagem do agregado | 14 m³ |
USINA DOSADORA
Destinada a estocagem e dosagem de um ou mais tipos de cimento, agregados e aditivos para a dosagem e abastecimento de caminhões betoneiras. Constituída de Silo de agregados, silo de cimento (podendo ser mais que um), balança de cimento, transportadores helicoidais, transportadores de correia plana, dosador de água e aditivo. A operação pode ser manual ou automática (em caso de automática ainda pode-se optar pela introdução de software supervisório)