A História

A história da Menegotti iniciou no dia 25 de maio de 1940 na cidade de Jaraguá do Sul - SC - Brasil.

Erwino Menegotti, com um capital de Dois Contos de Réis, instalou uma Ferraria e Fábrica de Carroças.

O estabelecimento contava com quatro funcionários que fabricavam ferraduras, enxadas, foices e realizavam consertos na parte metálica das carroças.

A fabricação de máquinas para produção de gasogênio, utilizado como combustível para os automóveis, foi o próximo passo para o desenvolvimento da empresa.

Como a região de Jaraguá do Sul era essencialmente agrícola o segmento de máquinas destinadas para beneficiamento de cereais foi o caminho natural para o crescimento da empresa.

No ano de 1963 foi inaugurada uma Fundição com o objetivo de solucionar o problema da dependência de ferro fundido de boa qualidade e foi um marco importante na história da empresa.

O desenvolvimento da Prensa Menegotti para fabricação de tubos de concreto na década de 60 modificou o perfil da empresa e o seu direcionamento estratégico.

O Brasil estava em franco desenvolvimento e necessitando de obras em saneamento básico. O investimento neste segmento impulsionou fortemente a empresa.

A modesta iniciativa de 1940, havia se tornado uma realidade sólida.

Uma empresa vibrante que acreditou no mercado e se desenvolveu através de parcerias bem sucedidas com seus clientes e fornecedores através de um sistema de gestão que valoriza o ser humano.

A evolução constante da empresa levou a investimentos em novos mercados e direcionamento para outros segmentos.

A liderança no segmento de misturadores foi uma conseqüência do trabalho contínuo e da internacionalização dos negócios.

Em janeiro de 2003, objetivando agilizar os processos e atender com mais eficiência o mercado, transformou a divisão de máquinas numa empresa independente denominada Menegotti Máquinas e Equipamentos Ltda.

Desde então, a Menegotti, também chamada de Menquip, vem constantemente se estruturando e aprimorando suas tecnologias para continuar vivenciando experiências de sucesso. Seus segmentos de mercado hoje abrangem máquinas para blocos e pavimentos, tubos para águas pluviais, tubos para esgoto sanitário, centrais de concreto, fôrmas metálicas para pré-moldados, equipamentos de movimentação de carga, e projetos especiais.

70 Anos


No dia 25 de maio de 2010 a Menegotti completou 70 anos.

E mais do que comemorar com seus colaboradores, fornecedores, clientes e amigos, ela lançou um livro que não é somente o livro de uma empresa, mas sim a trajetória de uma família e três gerações de trabalho, dedicação e sucesso.

Como mostra a história, a partir de 2003 houve a cisão da grande Metalúrgica Erwino Menegotti dando origem a duas empresas independentes denominadas Menegotti Máquinas e Equipamentos Ltda. e Menegotti Indústrias Metalúrgicas, e, assim, dois livros com uma história atual, mas um passado em comum.

Escrito por Christina Baumgarten, o livro intitulado "Um sonho para ser sonhado junto" foi entregue a cada um dos participantes do evento de lançamento que foi, sem dúvida, um marco significativo na história de vida das empresas Menegotti.

Em 2014 a empresa promoveu uma reformulação em sua marca, trazendo mudanças que foram além do visual. A nova identidade da Menegotti foi desenvolvida de forma a comunicar ao mercado uma nova fase, marcada pela profissionalização de seus colaboradores, de sua gestão, ampliação de mercados e relacionamento com seus clientes e parceiros.